02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de alertar a sociedade e governantes sobre esse transtorno que afeta o desenvolvimento do cérebro e que atinge cerca de 70 milhões em todo mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autista.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está classificado dentro do grupo de Transtornos do Neurodesenvolvimento, segundo a DSM V (Manual Diagnósticos e Estatístico de Transtornos Mentais). As características essenciais do transtorno do espectro autista são:

– Prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social

– Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades

– Esses sintomas devem estar presentes desde o início da infância

– Esses sintomas limitam ou prejudicam o funcionamento diário.

Contudo, pessoas com diagnósticos do espectro do autismo podem apresentar também habilidades e talentos especiais.

E apesar do diagnóstico em comum, são pessoas com suas particularidades. Se valorizarmos o que eles têm de habilidades, podemos auxiliá-lo em suas dificuldades.

Atualmente, as opiniões e conceitos sobre as pessoas com qualquer tipo de deficiência e/ou transtorno que de alguma maneira possam ser limitadas à participação ativa de modo funcional, tem sido encarada de outra maneira. Antes, as barreiras estavam nessas pessoas, no entanto, tudo era feito para fazer da pessoa atípica o mais próximo da pessoa típica possível. Hoje em dia, com a evolução de informações e pensamentos esse conceito nos traz a possibilidade de encarar essas pessoas capazes de atuar de forma diferente, tendo um sistema neuro biológico preparado para isso. No entanto, nosso papel é acima de tudo, respeitar essas pessoas, suas condições, seu tempo, seu modo de aprender e atuar. E, em paralelo a isso, dar maiores condições para o seu desenvolvimento.

A informação e o conhecimento são muito essenciais, tanto para a família, quanto para os profissionais, pois essas crianças/adolescentes precisam do estímulo correto, de um meio seguro e pessoas conscientes.

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