A avaliação neuropsicopedagógica consiste em mapear as habilidades cognitivas, sob a perspectiva da relação da aprendizagem com o sistema nervoso.

Ainda sob esta ótica, é possível realizar uma análise quantitativa, objetiva juntamente com a análise qualitativa, formando o raciocínio clínico dentro das particularidades de cada caso.

Ao tratar, principalmente, de avaliação de crianças, é essencial considerar os aspectos de desenvolvimento infantil esperados para cada idade, sendo possível, respectivamente, considerar seu amadurecimento neurológico. Faz saber que dados colhidos na anamnese, como relatos da gestação, parto, pontos importantes de marcos do desenvolvimento, como: “período em que sentou, engatinhou, andou, falou” são dados fundamentais para a interpretação dos resultados.

É certo que o desenvolvimento cerebral não se faz somente através de condições genéticas e internas, mas, inclusive, da interação com o meio externo. Sendo assim, a dinâmica familiar, interação com outros grupos e o contexto social em que a criança está inserida também formam dados importantes para a avaliação.

Contudo, a criança em idade pré-escolar, já vivenciou diversas experiências e aprendizagens, e por isso é dotada de capacidades e habilidades que serão como requisitos para o processo de aprendizagem acadêmica e de desenvolvimento de habilidades importantes, como leitura e escrita.

Diante deste contexto, a identificação de possíveis déficits nas habilidades de requisitos, permite uma intervenção precoce e assertiva, diminuindo ou dependendo do caso, eliminando riscos de a criança apresentar, futuramente, uma dificuldade de aprendizagem.

Ademais, é necessário levar em consideração a idade e as janelas de oportunidade para a aprendizagem, segundo estudos da Neuroplasticidade.

No entanto, sob esta perspectiva, a avaliação neuropsicopedagógica torna-se um processo importante e muito além de identificar possíveis habilidades prejudicadas, mas através de seus resultados, fornecer condições de traçar caminhos e estratégias que farão a diferença no desenvolvimento da criança.

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