A alfabetização envolve a aquisição de habilidades essenciais e determinantes na vida de um indivíduo.
Ler e escrever são habilidades acadêmicas importantes, pois, a partir delas virão aprendizagens mais complexas e trazendo grande impacto na vida social, emocional, financeira de cada indivíduo.
Sob uma visão mais ampla, a alfabetização tem impacto no desenvolvimento e progresso de uma sociedade. No entanto, inúmeros são os desafios para a educação brasileira e para os profissionais que atuam no processo de ensino-aprendizagem.
Neste cenário em que os índices mostram a realidade da educação brasileira, é preciso traçar Políticas Públicas voltadas para dois aspectos diferentes:
O primeiro aspecto seria, tanto estratégias, metodologias, projetos direcionados para as crianças e adolescentes que não conseguiram se alfabetizar na idade esperada, o que envolveria um trabalho mais assertivo e pontual, tanto para crianças que ainda irão se alfabetizar, ambos referenciando o trabalho com a alfabetização de modo mais atualizado.
O segundo seria a Formação de professores e profissionais da educação.
Os aspectos citados acima, essencialmente, precisam estar embasados na ciência da alfabetização, ou seja, traçar implementações e mudanças pautadas em evidências científicas.