Através de estudos e pesquisas, é possível evidenciar habilidades que estão sendo consideradas como pré-requisitos para a alfabetização eficiente. Tais habilidades funcionam como uma base para habilidades mais complexas, como a leitura e a escrita.
As habilidades de linguagem oral têm sido consideradas essenciais para o avanço na alfabetização, afinal, ler significa transformar um código (grafema) em linguagem oral ou som (fonema) e escrever, por sua vez, significa transformar, em codificar um som (fonema) em grafema (letra). Ou seja, ambos os processos, tem como base a linguagem oral.
Mas o fato é que são processos complexos, envolvendo então, uma gama de habilidades que se complementam e se interagem em resultados únicos: ler e escrever com eficiência.
Neste campo de amplas habilidades, uma das habilidades importantes, essenciais para que o processo de alfabetização inicie e avance, ou seja, se torne cada vez mais funcional, é o conhecimento do alfabeto.
O conhecimento das letras que compõe o alfabeto brasileiro, se torna um repertório importante para que o aprendiz tenha, em mente e em mãos, condições de eleger letras e sons que melhor se encaixem para formar uma palavra.
É como se imaginássemos uma cena em que poderíamos escolher um modelo para nossa casa. Primeiro vamos ver várias possibilidades, analisar o tamanho, arquitetura, funcionalidade, ou seja, vamos atrás de repertório para que, então, possamos eleger uma que melhor atende as minhas expectativas.
Para ler e para escrever, é preciso saber o que usar e como usar. São etapas diferentes e importantes para o avanço nas hipóteses de leitura e escrita.
No que se refere ao conhecimento do alfabeto, é importante destacar 4 diferentes habilidades:
1 – Nomeação das letras:
Para nomear as letras, por exemplo, a criança é exposta ao recurso visual (grafema) e fará a busca, na memória, associando aquela letra ao seu som e dará uma resposta verbal/auditiva.
2 – Reconhecimento das letras:
No reconhecimento, o caminho para a resposta será diferente, pois, a criança terá o recurso auditivo (som) e fará a busca, na memória, da forma visual correspondente aquele som e então, elegerá a forma correta no meio de outras.
3 – Conhecimento da letra/som
Para a alfabetização, é importante que aconteça a instrução fônica, ou seja, o ensino explícito e intencional do ensino dos sons das letras, além dos seus nomes. Nesta habilidade a criança deverá saber falar o som da letra (fonema) e não apenas seu nome.
4 – Memória visual e grafia das letras
Nesta habilidade a criança terá apenas o som (auditivo) e terá que recorrer à memória visual da forma da letra e deverá realizar o traçado, a grafia (parte motora).
Cada uma destas habilidades compõe o chamado: Conhecimento do alfabeto que forma então, um repertório essencial para quem está aprendendo a ler e a escrever.