modelo dupla rota

O modelo de Dupla Rota foi proposto por Morton (1969, 1989) e preconizados por Ellis e Young (1988), revisto por Pinheiro e Rothe-Neves (2001) e Pinheiro (2006) apud Capellini, Fernandez et al (2014) e Capovilla, Seabra (2010).

O modelo sugere que, tanto a leitura como a escrita passam por processos de Rotas que seriam: a rota Fonológica e a Rota Lexical.
A Rota Fonológica seria através de um processo indireto, onde as palavras, primeiramente irão passar pelo sistema de conversão, através das regras grafofonêmicas (no caso da leitura) e fonografêmicas (no caso da escrita) e, somente após o acesso do significado é alcançado.

A Rota Lexical seria, por sua vez, através do processo direto, sem intermediação fonológica. É um processo também chamado de ideovisual ou lexical. (Capovilla, Seabra, 2010).

A seguir, serão descritos cada rota, fonológica e lexical na leitura.

ROTA FONOLÓGICA PARA A LEITURA:

O reconhecimento da palavra passa pela mediação fonológica, onde a leitura acontece através de um processo de decodificação mediado pela fala.

A pronúncia é feita segmento por segmento através da aplicação da regra de conversão grafofonêmicas, onde a criança está transformando um símbolo gráfico (letra) em som (fonema). Feito isto, através da pronúncia, então é ativado o sistema semântico, onde então terá o significado da palavra lida.

ROTA LEXICAL PARA LEITURA:

A leitura realizada pela rota lexical é feita como um todo, a partir do léxico, e não mais realizando segmento a segmento (Capovilla, Seabra, 2010).

Contudo, a leitura é mais rápida e mais eficiente. Porém, para utilizar esta rota é necessário que a palavra a se lida tenha sua representação ortográfica armazenada no léxico mental ortográfico.

Ao utilizar esta rota, a palavra passa pelo reconhecimento ortográfico, onde então suas formas orográficas são ativadas e que por sua vez ativarão a representação semântica (Capovilla, Seabra, 2010).

No entanto, “a rota lexical faz o reconhecimento ideovisual direto (isto é, leitura não mediada pela fala ou imagem auditiva das palavras)” (Capovilla, Seabra, 2010 p. 118).

Referências:
Trecho retirado do material Alfale (Avaliação das fases de leitura e escrita) com autoria de Cíntia Ribeiro Carneiro e embasamento nas bibliografias:

  • MORTON, J. Na information-processing account of reading
    acquisition. In A.M. Galaburda (ed), From Reading to neurons.
    Cambridge, MA: The MIT Press. 1989
  • Capellini SA, Oliveira AM, Cuetos F. PROLEC; provas de avaliação dos
    processos de leitura. São Paulo (SP): Casa do Psicólogo; 2010
  • SEABRA, Alessandra G. CAPOVILLA, Fernando C. Alfabetização:
    Método Fônico. Editora Mennon, 2010. 5ª edição.

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