Lidar com preocupações com saúde mental no local de trabalho pode ser um desafio para indivíduos e organizações. Mais dias de trabalho são perdidos para a doença mental do que qualquer outra condição de saúde crônica, incluindo diabetes, asma e doença cardíaca. Um novo estudo conclui que o treinamento de gerentes em questões de saúde mental pode ajudar.
Para as organizações, normalmente mais de 70% do custo associado às condições de saúde mental dos funcionários não é custo direto médico, mas os custos indiretos, como o absenteísmo, o presenteísmo (quando as pessoas estão no trabalho, mas não totalmente produtivas), os custos de roteamento e treinamento para substituição trabalhadores. 1
Um estudo recente publicado na Lancet Psychiatry analisou o efeito do treinamento de saúde mental sobre o conhecimento, as atitudes, a confiança e o comportamento dos gerentes em relação aos funcionários com condições de saúde mental e efeito nos dias de doença dos funcionários. 2 Os pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, Sydney, concentraram-se nos gestores devido ao papel fundamental que desempenham nos resultados de trabalhadores com condições de saúde mental. Os gerentes entendem os requisitos do trabalho e as questões no local de trabalho e podem implementar ajustes ou acomodações.
O estudo envolveu um estudo randomizado e controlado de gerentes em um grande serviço de resgate e fogo australiano com acompanhamento de 6 meses. Os gerentes foram alocados aleatoriamente para um programa de treinamento de saúde mental presencial de 4 horas ou um grupo de controle sem treinamento. Pesquisas anteriores descobriram que, quando os gerentes se comunicam regularmente com os trabalhadores fora do trabalho por doença, os trabalhadores retornam ao trabalho mais rapidamente. No entanto, quando a doença está relacionada à saúde mental, muitos gerentes são hesitantes ou despreparados para contatar funcionários.
Após o treinamento, os gerentes tiveram um conhecimento significativamente maior do papel do gerente em relação às ausências por doença e maior confiança na comunicação com os funcionários. No acompanhamento de 6 meses, os gerentes que receberam treinamento em saúde mental ficaram muito mais confiantes em conversar com os funcionários sobre como eles estavam fazendo quando comparados com o grupo de controle.
Os pesquisadores também descobriram que o treinamento do gerente era econômico e associado a menos ausências relacionadas ao trabalho. A redução de custo do treinamento foi equivalente a quase $ 10 de retorno de cada dólar gasto no treinamento.
Referência:
Milligan-Saville, J. et. Al. Treinamento na área de saúde mental no local de trabalho para gerentes e seu efeito sobre licença por doença em empregados: um ensaio controlado randomizado e controlado em conjunto. The Lancet Psychiatry, Volume 4, Edição 11, novembro de 2017, Páginas 850-858.
Por Dr. Fernando Augusto Carneiro médico psiquiatra da Equipe Cognitivamente.